O ano de 2020 não foi e não está sendo fácil para a maioria dos setores da indústria e do comércio. Porém, com a retomada gradual das atividades econômicas, começam a aparecer sinais de recuperação do mercado. E uma das datas mais esperadas pelos consumidores, e que gera uma alta movimentação no comércio no Brasil, é a Black Friday – uma tradição americana que foi exportada para o mundo.
E neste ano, a última sexta-feira de novembro é tão aguardada pelos consumidores quanto pelos empresários. São estes que esperam a oportunidade de recuperar o fôlego de seus negócios com o aumento significativo do faturamento na data.
Mas como se planejar para a Black Friday? Vamos dar aqui 4 dicas importantes para que você tenha uma maior chance de sucesso!
1- Planejamento
Assim como toda ação de vendas ou marketing, o mais importante é planejar. Olhe para trás, faça uma análise do seu estoque e do seu histórico de vendas. Entenda quais produtos podem e/ou precisam aumentar a rotatividade no seu negócio.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas e tem um alto estoque de calças, o ideal é que ofereça um bom desconto para aumentar a saída destes itens. Assim você normaliza seu estoque e ainda gera receita!
Planeje-se também para conseguir atender tanto física quanto virtualmente. Com o aumento exponencial de público que acontece na data, é importante se preparar para conseguir atender o máximo de pessoas e da melhor maneira possível.
2 – Ofereça descontos reais
A data é conhecida pelos descontos agressivos. Mas, no Brasil, ganhou alguns apelidos nada carinhosos como “Black Fraude”. Isso é devido a atitude de algumas empresas de realizarem o aumento do preço semanas antes para poder vendê-lo pelo preço original na data.
E, para evitar manchar a imagem da sua marca com rótulos negativos como esse, seja transparente e honesto nos descontos. Ofereça descontos reais, de acordo com a sua possibilidade e margem.
3 – Invista em Anúncios
Tão importante quanto oferecer os descontos é ser visto! As pessoas precisam saber o que a sua empresa está oferecendo e quais os descontos. Então invista em anúncios, on e offline, para que você seja encontrado e que as pessoas saibam da sua oferta.
Cada empresa e setor sabe das possibilidades de conceder descontos para compras. Estude bem seu preço para que você possa oferecer uma oferta chamativa, mas sem perder!
4 – Fidelize!
Nesse momento você pode também utilizar de artifícios para valorizar seus clientes mais fiéis. Por exemplo, a liberação de acesso antecipado a descontos.
É importante também a fidelização de novos clientes. Aproveitando o grande movimento para geração de cadastros, que podem inclusive ser recompensados com vouchers para futuras compras ou brindes.
A época é excelente para aquisição de novos clientes!
Concluindo…
Claro que não existe uma fórmula secreta para tudo dar certo. Mas quanto mais organizado e planejado for seu processo, maiores são as chances de sucesso.
Além disso a comunicação é uma ferramenta essencial para que seus clientes possam entender e absorver a mensagem que deseja passar. Decorar sua loja, mesmo que virtual, com banners para a data, assim como uniformizar o seu time, são maneiras de ajudar a reforçar essa comunicação.