Olá, leitor!
Na terça-feira, 29 de setembro, Cláudio Silva (sócio proprietário da Camisetas Rápido) foi convidado para participar de um bate-papo com Moacir Ferreira no quadro “Terça de Sucesso” do canal Gênesis Tintas. Durante a live, Cláudio deu dicas interessantes que envolvem desde o fluxo de trabalho em uma estamparia até relação com fornecedores, assim como custos e alguns processos que utilizamos na organização.
Então, se você tem uma estamparia, pretende começar o seu próprio negócio com impressões sob demanda ou está apenas curioso pra saber como a Camisetas Rápido funciona, vem com a gente que resumimos tudo nessa publicação!
👉 Se você preferir, pode assistir a live na íntegra, é só clicar aqui.
Antes de começar…
Talvez muitos ainda não saibam, mas a Camisetas Rápido surgiu em um apartamento na Santa Cecília (SP) há 9 anos atrás e era composta apenas por seus proprietários. Hoje, contamos com um escritório localizado ainda no mesmo bairro e outra estrutura com 500m² onde ocorrem as produções. Esta estrutura está dividida em setores especializados nas técnicas como Silk Screen, DTG e Sublimação.
Foram anos de aprendizado e investimento, compartilhando histórias com profissionais experientes do ramo de estamparia e criando vínculos que hoje nos fazem ser quem nós somos.
Em determinado momento da live, Cláudio conta que a maneira mais efetiva de se entrar nesse mercado e ter bons resultados é a comunicação entre empreendedores, o aprendizado e a busca pelo domínio do que você faz. Dessa forma, quem está começando a empreender poderá criar oportunidades e encontrar as melhores alternativas para começar o seu negócio minimizando erros.
Lembre-se que existem diversas formas de se trabalhar com estamparias e isso tudo vai depender de que serviço você irá oferecer e quem será seu cliente (B2B ou B2C).
Quais são os fatores que você deve considerar ao iniciar o seu negócio de estamparia
- Quais clientes você vai atender?
É importante saber qual a proposta do seu negócio e quais clientes você irá atender. Produções em larga escala feitas em impressão digital demandam um tempo de produção maior e os custos com insumos também serão superiores se compararmos com o Silk Screen, que é a técnica mais indicada para atender demandas institucionais, como uniformes e camisetas promocionais.
Mas se seu objetivo são as camisetas personalizadas para pessoas físicas, o DTG é uma ótima opção por não exigir quantidade mínima. Com essa técnica você produz a partir de uma única unidade, poupando tempo e custos maiores com demandas mais baixas.
- Qual técnica de impressão tem melhor custo x benefício para você e seu cliente?
Complementando o tópico anterior, garantir que seu negócio esteja utilizando uma técnica de impressão alinhada ao tipo de consumidor que você atende, faz com que não só seus custos com tempo e dinheiro sejam reduzidos, mas também faz com que seu cliente seja beneficiado quando ele adquire o produto.
Atender grandes demandas com equipamentos de DTG te custarão muito mais tempo e, consequentemente, seu cliente deverá esperar mais para receber o pedido que fez. Além disso, o custo por peça será maior e isso refletirá no seu orçamento, encarecendo as peças para o consumidor final.
- Processo interno bem estruturado e espaço para produção
Planejar seu ambiente de trabalho fará com que seu fluxo de produção esteja otimizado e flua de forma que poupe tempo para a sua equipe e agilize a entrega dos seus pedidos. Um ambiente mal organizado cria obstáculos e até mesmo dificulta a comunicação entre seus setores, o que pode causar erros frequentes na sua produção e no despacho dos pedidos.
- Investimentos em maquinários/equipamentos
Se você já sabe qual técnica de impressão utilizar, é hora de pensar nos equipamentos. Cada técnica de impressão exige equipamentos específicos, e é neste momento que você deve estudar quais são as melhores opções que caibam no seu bolso e entreguem um serviço de qualidade para o seu consumidor.
Lembre-se que se você escolher uma técnica que não seja condizente com o tipo de serviço de impressão que você oferece, isso pode te custar muito mais financeiramente a partir do momento em que você está fazendo todo seu investimento em maquinários de uma técnica que não se encaixa no seu modelo de negócio.
- Comunicação interna e coordenação de equipe
Valorize a hierarquia na sua produção e tenha colaboradores que coordenam as atividades na sua empresa. Eles serão responsáveis pela comunicação entre os setores e terão visão analítica do fluxo de produção. É deles que saem as decisões que beneficiem seu negócio, resolvendo também problemas que podem surgir a qualquer momento na sua rotina de trabalho.
A comunicação entre os setores é essencial para que não haja erros que prejudiquem seu consumidor, e uma equipe que trabalha em conjunto para entregar um produto de qualidade é essencial para sua empresa dar certo.
- Eficácia e agilidade para cumprir prazos
A agilidade com a qual seu negócio cumpre com os prazos de produção será resultado dos tópicos citados acima. Com a técnica correta, os equipamentos certos, um ambiente bem organizado e uma equipe comunicativa você estará apto para oferecer um serviço de qualidade e fidelizar seus clientes. Ainda assim você deve se dedicar a alcançar esse objetivo.
A rapidez com que as empresas oferecem seus serviços de impressão é um grande diferencial dado que os pedidos de camisetas são feitos por necessidade e não por impulso, o que significa que seu cliente busca sanar essa necessidade o mais rápido possível.
- Investimento em tecnologia e automação de processos (QR code, sistema próprio etc.)
Se você tiver a oportunidade de investir em tecnologia logo no início, é mais do que recomendado que faça. Investimentos em sistemas de organização e de registros, além de controle de produção irão te ajudar a evitar erros e perdas de informações importantes sobre seu fluxo.
Papéis e cadernos podem ser úteis para organização pessoal, mas quando falamos de equipes grandes que precisam transmitir informações entre si, não há nada mais assertivo do que sistemas integrados entre os setores. Evite o telefone sem fio profissional!
- Online e off-line
Com a pandemia, uma questão que veio à tona foi a digitalização das empresas e negócios que não possuíam uma presença digital ficaram para trás. Ter um site no qual seu cliente possa te encontrar, redes sociais com informações sobre seu negócio e números de telefone e e-mail disponíveis para contato só trazem benefícios e são uma forma vital de conseguir novos clientes. Dedique tempo para estudar qual o modelo digital que mais se enquadra no seu negócio e invista nisso!
Dicas para captar clientes
Agora que você está ciente de como funciona todo o processo para que consiga abrir o seu negócio e garantir que ele tenha total eficiência, é preciso pensar em formas de conquistar os clientes. Afinal, o sucesso de qualquer negócio está atrelado com o faturamento realizado. Portanto, para te auxiliar, selecionamos algumas dicas. Veja!
Defina o seu público-alvo
Primeiramente, antes de começar a realizar qualquer estratégia, é necessário entender qual é o público da sua empresa. Por exemplo, irá fazer camisetas para outras organizações ou pessoas físicas?
Ter informações sobre a sua persona é importante para que consiga entender qual será o seu posicionamento para atrair essas pessoas. Por exemplo, por meio das características é possível definir em quais canais de comunicação estará presente, qual linguagem será usada e muito mais.
Sendo assim, antes de iniciar as suas estratégias, faça um levantamento para definir as características que o seu cliente ideal possui. Assim, poderá criar ações para encontrá-lo.
Invista em anúncios pagos na internet (Google Ads, Facebook Ads)
Uma boa forma para que consiga alcançar um público é investir em anúncios pela internet. Por meio dessa estratégia conseguirá criar estratégias e delimitar um público para que o seu conteúdo apareça somente para pessoas que fazem sentido para o seu negócio.
Algumas empresas optam por realizar propaganda em TVs, outdoor, rádios, etc. Porém, somente com a internet é possível segmentar o público e, além disso, para pequenas e médias empresas é uma ótima opção, já que o investimento é menor.
Faça panfletagem na sua região ou na região que você quer ser reconhecido
Além da internet, também é uma ótima alternativa fazer propaganda presencial. Isso porque é uma boa forma de fazer o primeiro contato com o público e entender o interesse que possuem em relação às suas soluções.
E, para essa ação, a panfletagem pode ser a estratégia ideal, pois o custo é baixo e permite com que as pessoas da região passem a te conhecer. Além disso, o folheto já é uma ótima oportunidade para que comece a trabalhar a identidade visual da sua marca.
Faça parcerias com outras empresas para que seu trabalho seja divulgado
E aí, conhece donos de outras empresas? Caso não, está na hora de começar a criar essas conexões. Isso porque, principalmente para quem está no começo, a troca de divulgação é uma ótima forma de conseguir um novo público.
Sem dúvidas, antes de comprar algo, buscamos a aprovação, seja de pessoas ou empresas. Portanto, ter uma organização que tenha credibilidade no mercado indicando a sua marca possibilita maiores chances de sucesso.
Portanto, não perca tempo e encontre empresas que estejam abertas a parcerias!
Fidelize seus clientes
Pense sempre que fazer com que um cliente que já comprou no seu estabelecimento volte a fazer negócio com a sua empresa é muito mais fácil do que captar uma nova oportunidade. Afinal, quem já passou pela sua organização sabe das suas qualidades, por exemplo.
Sendo assim, pense em formas de conseguir chamar a atenção dessas pessoas para que elas retornem ao seu estabelecimento. Algumas formas de fazer isso são: criar programas de fidelidade, oferecer ofertas para clientes fiéis e estar presente no pós-venda para entender se há algo a ser feito.
Essas ações são importantes, pois além de fazer com que o cliente retorne, elas farão com que eles façam um marketing boca a boca, ou seja, indiquem as suas soluções para outras pessoas. Sem dúvidas, essa ação é uma ferramenta muito poderosa e pode trazer muitos outros clientes.
O futuro do mercado e pontos que você deve se atentar
- Sustentabilidade
A expectativa para os próximos anos é que cada vez mais produtos sustentáveis sejam desenvolvidos e inseridos no mercado de estamparias. A preservação ambiental é uma pauta com grande importância e que deve ser inserida em todos os negócios que buscam contribuir com a sociedade e o planeta.
Busque insumos que sejam de cunho sustentável, procure pontos de reciclagem para o lixo gerado dentro da sua organização e incentive seus colaboradores a economizarem luz e água dentro das instalações da sua empresa sempre que possível.
- Opções mais sustentáveis para produzir em Silk Screen
O Silk Screen é uma técnica que demanda consumo de água, produção de tintas especiais e descarte de lixo que outras técnicas não necessitam com tanta frequência. Sabendo disso, grandes empresas estão desenvolvendo novos produtos que sejam menos prejudiciais e que ajudem no combate à degradação ambiental. Com estas opções, será possível continuarmos utilizando a técnica para produzir estampas de forma sustentável e benéfica para o planeta.
- Vendas pós-pandemia, necessidade de sair de casa
Economicamente falando, também podemos contar com um aumento no fluxo de pessoas em um cenário pós-pandêmico. Isso se deve ao fato da reabertura dos comércios e a necessidade pessoal de saírem e voltar a socializar com amigos e família, algo que não acontecia desde março de 2020, início da quarentena.
Sendo assim, as empresas devem aproveitar a oportunidade de entregar produtos que ajudem o consumidor e resolvam seus problemas e necessidades. Entender como o comportamento dos clientes funcionará e como seus hábitos de compra estão após longos meses comprando por meios digitais pode nos dar vantagens que irão trazer bons resultados financeiros.
- Virtual fortalecido
Falando em meios digitais, os últimos meses nos provaram a real necessidade de estarmos presente nas redes sociais, blogs e e-commerce. Os clientes buscam informações, produtos, comparam preços e entram em contato com as empresas de forma online.
Alimentar essas mídias com conteúdos e informações necessárias faz com que as chances de aumentar sua carteira de clientes sejam muito maiores. Lembre-se de estar presente e garantir que seu cliente consiga te encontrar nas redes sociais!
- Integração online e offline
Outra novidade é a integração dos canais online e offline. Quando falamos em compras, podemos pensar em uma famosa modalidade na qual o cliente pode fazer seus pedidos pelo site e retirar na loja como se tivesse acabado de comprar no local. Entretanto, ele evitou o cansaço de esperar em uma fila para pagamento porque seu pedido já foi pago por meio do site, além de ter feito todo o processo de selecionar e comprar seus produtos do conforto da sua casa ou onde quer que ele estivesse.
Essa integração gera maior conforto e segurança para o consumidor e dá a ele a liberdade de decidir como quer consumir seus produtos. Existem diversas formas de fazer essa integração, basta realizar pesquisas e entender quais delas mais beneficiarão seu negócio.
Como você pôde perceber, o papo entre o Moacir da Gênesis Tintas e Cláudio rendeu bastante e trouxe diversas informações e insights para quem quer começar sua própria estamparia. A vasta experiência que Cláudio acumulou ao longo destes últimos 9 anos com certeza pode ajudar a entender um pouco mais sobre como funciona o mercado de estamparias e quais as previsões para os próximos anos, garantindo que novos empreendedores possam se inspirar e tomar como base os erros e acertos do sócio proprietário que hoje comanda uma das empresas mais relevantes no setor de estamparia e personalizados.
A Camisetas Rápido agradece o convite do Moacir e deseja muito sucesso a ele e seu trabalho que muito tem contribuído para o setor têxtil. Torcemos para que em breve possamos nos unir em mais trabalhos e trazer mais informações que ajudem a formar o mercado com profissionais capacitados e que sejam referências no que fazem.
Um agradecimento especial a toda equipe Camisetas Rápido que veste a camisa e nos ajuda nessa missão todos os dias!
Alexsandro – Silk
Aline Alves – DTG
Aline Yumi – Parceria
Ana Carolina – Parceria
Camila – Parceria
Daniela Arcoverde – Parceria
Danielle – Comercial
Fábio – DTG
Rogério – Silk
Giovanna – Estagiária de Design
Kamilla – Comercial
Kielberman – Redes Sociais
Letícia – Estagiária de Design
Luan – Comercial
Matheus – Silk
Michele – Coordenadora do Comercial
Miriam – DTG
Regiane – Designer
Willyans – DTG
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