Já ouviu falar da técnica de impressão DTF? É uma tecnologia nova que está dominando aos poucos o mercado têxtil e seu grande diferencial é possibilitar a escolha ilimitada de diversos tecidos para serem estampados, obtendo um resultado de excelente qualidade.
Prossiga com a leitura para entender mais sobre o DTF e saber quais são suas vantagens ao escolher este método para personalizar camisetas. Acompanhe!
O que é a impressão DTF?
Hoje temos duas leituras ou definições para o DTF no segmento têxtil. A primeira leitura é a feita pelas grandes indústrias de máquinas de impressão têxtil que consideram a sigla DTF como a técnica de impressão direta em rolos de tecido. São máquinas de alto custo mais direcionadas a indústrias consideradas grandes ou gigantes do segmento, sendo específicas para a produção e estampagem direta – digital, claro – de rolos de tecido.
Seu uso moderniza a produção ao descartar processos como o Silk Screen de tela para grande formatos como também as máquinas de Silk Screen rotativas, especialmente quando falamos de tecidos de fibras naturais como o algodão. Já os sintéticos, especificamente o poliéster branco, podem e têm preferência na estampagem através da sublimação. Porém, a impressão DTF que vamos abordar aqui é a Direct To Film, ou, em tradução livre para o nosso português: Direto no Filme.
Para melhor entendimento, resumidamente, a sublimação DTF ou direta no filme é a impressão através de impressoras ou plotters em uma película film, que é um filme de poliéster tratado que, por meio de impressão com tintas têxteis, é impresso em um processo que utiliza o pó de poliamida como cola e, utilizando-se de uma prensa térmica com pressão e calor, consegue transferir a imagem impressa para produtos a serem personalizados. No nosso caso, camisetas personalizadas para os mais diversos usos, inclusive as camisetas promocionais. E aqui, na Camisetas Rápido, aplicamos também a técnica de DTF.
O DTF é uma técnica que começou a ser divulgada aqui no Brasil há pouco mais de um ano e vem tomando força e se expandindo de forma rápida, pois possibilita personalizar produtos têxteis e camisetas de diversos tecidos.
Diferenças entre DTF e DTG
Muitas pessoas ainda têm dúvidas quando se aborda o tema DTF e DTG. Isso porque, devido às siglas serem parecidas, é comum a confusão entre os termos.
Pensando nisso, iremos te explicar mais detalhes sobre os dois métodos de impressão para que não fique na dúvida mais, ok?
Pois bem, a sublimação DTF é um tipo de impressão feita diretamente no filme. Sendo assim, somente posteriormente a arte é passada para o material a ser estampado. Com isso, essa aplicação não precisa ser imediata. Já, em contrapartida, o DTG possui uma impressão direta no tecido, e por este motivo, há uma limitação no tipo de pano que poderá ser utilizado.
Para que entenda qual opção escolher entre as duas no momento de personalizar suas camisetas, veja dois dos aspectos que devem ser avaliados:
- Tipo do material que será personalizado: primeiramente, entenda que o DTG possui limitações quanto ao uso do material, aceitando somente peças de algodão. Por isso, caso utilize outro tecido, opte pelo DTF;
- Velocidade de produção: o DTG usa uma técnica mais avançada e ágil. Com isso, caso necessite de demandas urgentes, pode ser a opção mais adequada;
E aí, já conhecia as diferenças desses métodos? Saiba que independentemente da opção que escolher, podemos te auxiliar. Pensando nisso, entre em contato conosco agora mesmo para saber mais!
Benefícios de optar por camisetas personalizadas em DTF
Abaixo separamos algumas das principais vantagens que a técnica DTF oferece. Confira!
- É possível estampar em diversos tecidos!
Esta pode ser talvez a diferença que está deixando essa técnica tão popular. Aqui, nos nossos testes de personalização de camisetas, conseguimos estampar camisetas 30.1 (100% algodão, além de peças com tecidos mistos como a camiseta polo malha Piquet 50% Algodão e 50% poliéster, com tecidos 100% poliéster, com tecido Pet, que levam em sua composição o poliéster puro, mas tem a inclusão de fios de polistes extraídos da reciclagem de garrafas Pet, além de camisetas de poliamida com uso mais dedicado a exercícios físicos. Testamos também em brim, tecidos sintéticos em geral e jeans.).
Outro diferencial da estampa DTF é que em todos esses tecidos a impressão ou método de estampar foi o mesmo, sem nenhuma alteração no processo, diferente de outras técnicas como o Silk Screen e o próprio DTG, que necessitam de alterações no seu processo, mesmo que simplesmente a troca de uma tinta ou até mesmo o processo de pré-tratamento das peças.
A facilidade de estampar vários tipos de substratos têxteis também é somada à facilidade de estampas bem localizadas, contribuindo para a produção de bonés, chapéus, tênis, luvas e outros.
Quer continuar entendendo mais sobre o processo de estampar camisetas pretas e coloridas? Leia o conteúdo que separamos para você: “Como estampar camisetas pretas e coloridas”.
- Durabilidade
A durabilidade da impressão é outra coisa que surpreende, todos os produtos têm mostrado uma durabilidade ótima nas lavagens. Não percebemos ou identificamos até o momento nenhum tipo de desbotamento, perda de qualidade ou de elasticidade das estampas nas camisetas, mas quando pensamos que a tinta utilizada aqui na Camisetas Rápido para a produção dos testes é a mesma utilizada em nossos equipamentos de DTG, faz muito sentido que o DTF seja tão duradouro quanto.
- Não necessita de pré-tratamento
Diferentemente do método DTG que necessita da aplicação de um pré-tratamento, a estampa DTF ocorre a partir de um filme, onde é possível transferir a estampa para o tecido, utilizando a prensa térmica.
- Acabamento macio
Ao utilizar outras técnicas de impressão é comum que sinta a estampa ao tocar na peça personalizada. Porém, com o DTF, a estampa não fica grossa e nem com aspecto emborrachado. O resultado final é uma peça macia e com toque praticamente imperceptível da estampa em camisetas brancas.
- Ótima opção para pequenas tiragens
Clientes que optam pelo método de impressão DTF desejam poucas unidades de peças personalizadas. Por isso, se torna uma excelente opção para entregar um produto de qualidade, exclusivo e alta durabilidade, sem precisar exigir um número de pedido mínimo, atendendo demandas para ações promocionais, distribuição de brindes, kits de onboarding, dentre outras.
Principais dúvidas sobre a estamparia DTF
Depois de entender melhor sobre o que é a estampa DTF e os seus principais benefícios, chegou o momento de tirar as dúvidas restantes sobre o tema. Sendo assim, selecionamos três das principais perguntas que surgem sobre esse tema. Veja abaixo!
- Qual o motivo do uso da poliamida? Auxiliar na transferência e fixação da tinta para o tecido, pois a composição da tinta foi pensada e desenvolvida para fixar no filme e posteriormente ser transferida para o tecido, com ajuda da poliamida e da prensa térmica.
- Essa técnica pode ser aplicada em qualquer cor ou em qualquer tecido? A técnica DTF pode ser utilizada em quase todos os tipos de material, mas é necessário que ele suporte até 160 graus de temperatura, e sim, o tecido pode ser de qualquer cor, inclusive na tonalidade preta, mas utilize a impressora adequada para este caso.
- Como funciona o filme do DTF? Trata-se de uma folha de poliéster capaz de fazer com que o produto não deixe a tinta escorrer ao ser impresso.
Conclusão
Como você pode notar, o método DTF permite que estampas sejam aplicadas não somente em tecidos de algodão, como também em outros diversos tipos de malhas, sintéticas ou não, além de materiais em MDF.
Para saber se essa técnica é a melhor opção para você, entre em contato conosco e conte com o nosso atendimento personalizado. A Camisetas Rápido é referência quando o assunto é estamparia de qualidade e contamos com diversos tipos de serviços para atender às suas necessidades com agilidade e eficiência.