O que é impressão DTF na personalização de camisetas?
Hoje temos duas leituras ou definições para o DTF no segmento têxtil. A primeira leitura é a feita pelas grandes indústrias de máquinas de impressão têxtil que consideram a sigla DTF como a técnica de impressão direta em rolos de tecido. São máquinas de alto custo mais direcionadas a indústrias consideradas grandes ou gigantes do segmento, sendo específicas para a produção e estampagem direta – digital, claro – de rolos de tecido. Seu uso moderniza a produção ao descartar processos como o Silk Screen de tela para grande formatos como também as máquinas de Silk Screen rotativas, especialmente quando falamos de tecidos de fibras naturais como o algodão. Já os sintéticos, especificamente o poliéster branco, podem e têm preferência na estampagem através da Sublimação. Porém a Impressão DTF que vamos abordar aqui é a Direct To Film, ou, em tradução livre para o nosso português: Direto no Filme.
Para melhor entendimento, resumidamente é: a impressão DTF ou direta no filme é a impressão através de impressoras ou plotters em uma película film, que é um filme de poliéster tratado que, por meio de impressão com tintas têxteis, é impresso em um processo que utiliza o pó de poliamida como cola e, utilizando-se de uma prensa térmica com pressão e calor, consegue transferir a imagem impressa para produtos a serem personalizados. No nosso caso, camisetas personalizadas para os mais diversos usos, inclusive as camisetas promocionais. E aqui na Camisetas Rápido, aplicamos também a técnica de DTF.
O DTF é uma técnica que começou a ser divulgada aqui no Brasil há pouco mais de um ano e vem tomando força e se expandindo de forma rápida, pois possibilita personalizar produtos têxteis e camisetas de diversos tecidos.
É possível estampar em diversos tecidos!
Esta pode ser talvez a diferença que está deixando essa técnica tão popular. Aqui nos nossos testes de personalização de camisetas, conseguimos estampar camisetas 30.1 100% Algodão, além de peças com tecidos mistos como a camiseta polo malha Piquet 50% Algodão e 50% poliéster, com tecidos 100% poliéster, com tecido Pet, que levam em sua composição o poliéster puro, mas tem a inclusão de fios de polistes extraídos da reciclagem de garrafas Pet, além de camisetas de poliamida com uso mais dedicado a exercícios físicos. Testamos também em brim, tecidos sintéticos em geral e jeans. Outro diferencial é que em todos esses tecidos a impressão ou método de estampar foi o mesmo, sem nenhuma alteração no processo, diferente de outras técnicas como o Silk Screen e o próprio DTG, que necessitam de alterações no seu processo, mesmo que simplesmente a troca de uma tinta ou até mesmo o processo de pré-tratamento das peças.
Saiba mais sobre o DTG clicando aqui!
A facilidade de estampar vários tipos de substratos têxteis também é somada à facilidade de estampas bem localizadas, facilitando a produção de bonés, chapéus, tênis, luvas e outros.
Como estampar camisetas pretas e coloridas? Clique e veja!
Durabilidade
A durabilidade da impressão é outra coisa que surpreende, todos os produtos têm mostrado uma durabilidade ótima nas lavagens. Não percebemos ou identificamos até o momento nenhum tipo de desbotamento, perda de qualidade ou de elasticidade das estampas nas camisetas. Mas, quando pensamos que a tinta utilizada aqui na Camisetas Rápido para a produção dos testes é a mesma utilizada em nossos equipamentos de DTG, faz muito sentido que o DTF seja tão duradouro quanto.
Veja também:
Como alcançar a cor da sua estampa com precisão?
5 ideias de estampas para sua ecobag!
Comece a personalizar para o seu e-commerce