![DTG Impressão Digital Dtg Impressão Digital](https://www.camisetasrapido.com.br/wp-content/uploads/2020/06/DTG-Impressão-Digital.png)
A impressão digital direta no tecido, também conhecida como DTG ou serigrafia digital, tem um ótimo custo benefício, principalmente quando a ideia é ter uma camiseta ou uma peça com a estampa que representa sua ideia.
Para responder sobre a questão do preço, é necessário entender o que é caro e o que é barato para você. Acredita-se que o DTG é uma técnica que tem o preço justo, principalmente quando são utilizados todos os pontos positivos em favor do seu projeto.
Obviamente que, quando comparada a outras técnicas e principalmente ao Silk Screen, o custo da DTG pode assustar, mas não se pode esquecer que no Silk é até possível estampar apenas uma camiseta, porém o custo da impressão unitária será geralmente maior que no DTG.
O Silk Screen sempre vai exigir que exista uma quantidade mínima de peças que façam valer a pena o desenvolvimento do fotolito e a produção das telas, por este motivo o DTG se torna a melhor opção para você realizar a produção de suas camisetas personalizadas.
Continue a leitura para entender mais detalhes sobre a técnica DTG e seus benefícios.
O que é a técnica de impressão DTG?
No método de impressão DTG, é utilizada uma impressora a jato de tinta que aplica a cor diretamente no tecido, permitindo assim o uso de várias cores, deixando o produto final de excelente qualidade e com imagens vivas, detalhadas e de alta resolução.
Por ser versátil, a impressora DTG não se limita a cores, tamanhos e fundos, permitindo que as camisetas personalizadas sejam criadas, levando em consideração as necessidades e objetivos do cliente e aplicando o design de maneira que favoreça um resultado de qualidade.
Além da possibilidade de utilizar diversas cores que dão um maior detalhamento das camisetas personalizadas, outro grande diferencial dessa técnica é que ela não limita o número de produção, podendo atender demandas menores, inclusive de uma peça só.
Processo de impressão no DTG
Diferentemente da técnica Silk Screen que possui diversas etapas para fazer a personalização de camisetas, o processo de impressão no DTG é muito mais simples, já que não é necessário criar a matriz serigráfica. Confira o processo de impressão utilizando a técnica DTG:
- Escolha da imagem;
- Pré-tratamento;
- Secagem do pré-tratamento;
- Impressão sobre o tecido;
- Secagem da tinta sobre o tecido.
Todo esse processo é essencial para garantir a qualidade e durabilidade das camisetas personalizadas. Assim, camisetas na cor branca, por exemplo, acabam tendo durabilidade de até 60 lavagens. Já em camisetas coloridas e escuras, a estampa possui durabilidade indeterminada, já que leva em consideração o uso do primer para a fixação.
A técnica DTG acaba sendo ideal para empresas que querem padronizar a sua equipe e não desejam realizar a troca das peças com frequência. Por permitir maior durabilidade, o custo x benefício acaba sendo muito mais atrativo.
Custo X benefício que só o DTG tem
Quando o pedido é unitário ou de poucas peças, o DTG supera quase todas as outras formas de estamparia, seja por transferência ou com o uso de películas de recorte. A impressão digital é uma técnica que pode ser chamada de definitiva, pois trata-se da aplicação da tinta diretamente na camiseta.
Enquanto durar o tecido, a estampa estará na camiseta. Talvez um pouco mais lavada ou estonada, mas vai sempre estar lá. As outras técnicas dependem muito da qualidade do material aplicado e, por isso, geralmente não duram muito ou acabam trazendo outros inconvenientes.
Benefícios da técnica DTG
Agora que você já entendeu como funciona a técnica DTG, confira a seguir alguns benefícios de optar por esse processo:
- O DTG garante a liberdade
A impressão digital permite estampar sob demanda, ou seja, sem a necessidade de fazer estoque. Você vai imprimir apenas o que foi vendido, sendo necessário só dispor de camisetas lisas para manter o negócio rodando.
Uma dica é que você teste o mercado, colocando diversas estampas à venda nas plataformas online e assim sinta e conheça o seu consumidor. O seu gosto pessoal às vezes pode lhe confundir e nem sempre o que lhe agrada é o gosto geral. O contrário também acontece, já que com a técnica DTG você pode esperar vender para produzir.
- O DTG não impõe limites à sua criatividade
A estampa pode ser de uma foto ou um trabalho artístico mega colorido. A impressão digital te proporciona não se preocupar com a produção de tela ou com as limitações que o Silk Screen impõem.
- O DTG é para quem consegue criar estampas agregando valor
Se você simplesmente vai fazer cópias ou utilizar imagens com muita ocorrência, o DTG pode complicar por causa do custo. Mas se você entende o seu cliente e consegue fazer as artes pensadas de forma individual, você tem um diferencial e acaba com a relação de comparação.
- Se não existe comparação, não existe caro ou barato
O seu produto pode até ser mais caro quando comparado diretamente a uma camiseta comum, uma camiseta vendida em uma loja de departamentos. Porém, se o seu cliente for apaixonado ou se identificar com a sua arte, essa relação de valor acaba.
Claro que temos que pensar que o preço é um fator de venda, mas ele está mais ligado ao poder de compra do cliente. O poder financeiro do seu cliente deve ser considerado e, se esse poder estiver mais voltado à compra de produtos mais baratos, a sua venda vai ser pequena. Se esse perfil de cliente conseguir pagar mais caro, ele pode não comprar se o seu produto for muito barato. Muitas vezes a percepção do público é de relacionar preço à qualidade.
E aí, conseguiu entender os diferenciais da técnica DTG? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para esclarecer em mais detalhes sobre a técnica e seus benefícios. Aproveite para ler sobre: “Camisetas promocionais: dicas para produzir as suas!”.